Tarifaço impacta mais os EUA do que o Brasil, afirma Haddad

O ministro da Fazenda destacou que os impostos sobre produtos brasileiros aumentam o custo de vida nos Estados Unidos e afetam diversos setores.

Fonte: CenárioMT

Tarifaço impacta mais os EUA do que o Brasil, afirma Haddad
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que o Brasil apresentará os melhores argumentos econômicos para convencer os Estados Unidos a reverter o tarifaço sobre produtos brasileiros. Segundo Haddad, a medida tem encarecido a vida da população norte-americana.

“O papel do Ministério da Fazenda e do MDIC é demonstrar que os americanos estão pagando mais caro por produtos como café, carne e frutas, deixando de ter acesso a itens de alta qualidade”, disse Haddad, durante o programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação.

Entre os produtos afetados estão café, frutas e carnes, impactando diretamente o consumo cotidiano nos Estados Unidos.

Haddad destacou que, apesar do superávit comercial dos EUA em relação ao Brasil, as tarifas têm prejudicado mais do que beneficiado o país norte-americano. Ele também mencionou oportunidades de investimento em setores estratégicos, como energia limpa, eólica, solar, minerais críticos e terras raras.

Matéria em ampliação

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.