Levantamento do Cepea mostra que, em setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal branco, cor Icumsa de 130 a 180, no mercado spot paulista, teve média de R$ 118,65/saca de 50 kg, forte queda de17,54% frente à de um ano atrás (setembro/24), em termos reais – deflacionamento pelo IGP-DI com base em agosto/25.
Segundo o Centro de Pesquisas, desde o início oficial da safra de cana-de-açúcar 2025/26, em abril deste ano, as médias mensais têm ficado abaixo das registradas no mesmo período de 2024, com a maior diferença negativa sendo observada em setembro/25.
Pesquisadores explicam que o recuo dos preços domésticos nesta temporada pode estar sendo influenciado pelos menores patamares das cotações internacionais do açúcar demerara.
Além disso, a demanda interna não tem mostrado sinais de aquecimento; agentes consultados pelo Cepea relatam queda nas vendas de produtos à base de açúcar no varejo. Pesa ainda o fato de, ao longo da safra 2025/26, usinas paulistas estarem aumentado o volume da cana para a produção de açúcar.