Com quase nove décadas de existência, o Horto Florestal Tote Garcia, administrado pela Prefeitura de Cuiabá, tende a se tornar uma referência no Estado. Parcerias com o Governo de Mato Grosso contribuirão para implementar melhorias e alcançar as transformações almejadas. Entre elas, destaca-se a instalação de uma estufa doada recentemente pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer). A estrutura vai agilizar a produção de mudas ornamentais, frutíferas e de espécies nativas da região.
Com 8 metros de largura por 30 metros de comprimento, a estufa foi instalada nas dependências do Horto Florestal e tem capacidade para produzir 70 mil mudas (em tubetes) por ano. Um grande presente para o local, que completou 86 anos em 21 de setembro.
Na última semana, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, e o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, realizaram uma vistoria técnica visando à plena operacionalização da estufa e aproveitaram a ocasião para plantar mudas de ipês branco, roxo e amarelo.
“É motivo de alegria para a gestão municipal. É um novo horto que está sendo construído aqui. Há quanto tempo o horto não recebia um equipamento? É a primeira estufa que o horto recebe, e a cidade precisa desse investimento. Portanto, é uma nova história que começamos a construir. Vem em um bom momento, pois estamos prestes a aprovar o PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana). Muito obrigado novamente ao presidente Suelme, em nome do prefeito Abilio Brunini”, declarou Portocarrero, ao destacar a importância da parceria.
Novas iniciativas deverão ser fomentadas entre os governos municipal e estadual em prol do desenvolvimento sustentável da cidade.
“Nós oferecemos e o secretário rapidamente agiu. Ver a estufa implantada é bom demais. Mais uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Cuiabá. É importante esse diálogo. Quanto tempo perdido por falta de conversa (referindo-se à gestão passada). A ausência de diálogo causa prejuízos à sociedade. São ações simples, mas que resultarão em grandes benefícios. Agora, com diálogo, vamos construir uma cidade melhor. Afinal, como diz o vice-governador Otaviano Pivetta (Mauro Mendes está em viagem), o Estado é um só e precisamos estar juntos”, frisou Suelme.
A presidente da Associação Cuiabá Mais Verde, Silvia Mara de Arruda, também elogiou a iniciativa. “É muito importante. Como o secretário mencionou, teremos um Plano Diretor de Arborização Urbana aprovado e um jardim botânico dentro da cidade. E agora, com essa estufa sensacional, poderemos produzir ainda mais mudas”, destacou.
Na oportunidade, Portocarrero lembrou o título de “Cidade Verde”, dado a Cuiabá por Dom Aquino Corrêa. “Cuiabá continua sendo a Cidade Verde. Vamos fazer força para que essa identidade persista e resista. É uma cidade resiliente. O Horto Florestal Tote Garcia tem 86 anos de história e é um dos mais antigos do Brasil. Cuiabá viveu um crescimento fantástico ao longo dos anos, mas esse avanço também teve seu custo: asfaltamos ruas, construímos prédios e perdemos parte da vegetação. Ainda assim, o Horto tem papel fundamental em reforçar essa identidade”, pontuou.
Novo rumo
Para instalar uma estufa do porte da atual, seria necessário um investimento estimado em R$ 400 mil, conforme revelou o presidente da Empaer.
“Conseguimos destiná-la para cá. Este é um lugar muito importante para o Estado de Mato Grosso. Está ao lado do Parque Estadual Zé Bolo Flor e a ideia é justamente melhorar o microclima, ampliando o maciço de arborização. Agora temos condições de buscar o Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas), legalizar o processo de produção e garantir qualidade sanitária e segurança. Isso traz benefícios para toda a sociedade, especialmente para o cidadão que enfrenta o calor intenso de Cuiabá e que, no futuro, poderá desfrutar da sombra das árvores plantadas hoje”, explicou Suelme.
Segundo ele, trata-se de apenas um pequeno passo dentro de uma série de iniciativas que a Empaer pretende desenvolver em parceria com o município. “Queremos oferecer suporte técnico e ampliar a produção de mudas em diferentes regiões. Já temos dois grandes viveiros em Tangará da Serra e Sinop, que poderão se interligar ao Horto Florestal Tote Garcia e formar uma rede. Estamos produzindo várias espécies nativas do Cerrado que também poderão fortalecer as ações de arborização em Cuiabá.”
A integração visa utilizar espécies de diferentes regiões para promover uma arborização equilibrada em todo o território. No futuro, há previsão de coleta de sementes para a produção de novas mudas nativas.
“Queremos construir uma nova Cuiabá, com mais árvores, mais sombra e mais qualidade de vida. Afinal, a cidade não tem ar-condicionado central; o verdadeiro ar-condicionado é o plantio de árvores”, disse Suelme.
Para o secretário Portocarrero, o Horto Florestal Tote Garcia é um espaço de aprendizado, que permite a produção e distribuição de mudas e aproxima a população da causa ambiental, promovendo uma verdadeira mudança cultural em relação ao cuidado com a natureza. Cuiabá se consolida, assim, como produtora de mudas e apoiadora de projetos ambientais, reforçando seu compromisso com o título de Cidade Verde.