A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) implementou uma nova diretriz para o rastreamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, o exame de mamografia está recomendado para mulheres na faixa etária entre 40 e 49 anos, e também para aquelas com mais de 74 anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença.
A medida consta em uma nota técnica enviada pela SES-MT a todas as unidades regionais e municipais de saúde, com o objetivo de uniformizar o acesso ao exame e ampliar a detecção precoce do câncer de mama em todo o estado. Essa mudança segue uma recomendação recente do Ministério da Saúde.
O que muda no protocolo de rastreamento
Segundo o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, a orientação anterior do Instituto Nacional de Câncer (Inca) focava o rastreamento na faixa etária dos 50 aos 69 anos.
“O que muda a partir de agora é que as pessoas com mais de 40 anos e acima de 74 anos já têm a recomendação de rastreamento para o câncer de mama, mesmo que assintomáticas. Esse protocolo, contudo, deve ser sempre definido em conjunto com o profissional de saúde”, explicou Oliveira.
A antecipação da mamografia é crucial, visto que a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero aumenta significativamente as chances de tratamento e cura.
Alerta para Alterações e Ações Municipais
Independentemente da idade ou do sexo, a SES-MT reforça a importância de procurar avaliação médica caso surja qualquer alteração mamária, como:
- Nódulos de consistência endurecida e fixos.
- Aumento de tamanho de nódulos já existentes.
A campanha do Outubro Rosa serve como um lembrete vital para que as mulheres mantenham o acompanhamento médico regular. A Secretaria incentiva que os municípios de Mato Grosso busquem ativamente as mulheres que se encaixam no público-alvo para o rastreamento.
Para facilitar o acesso, a SES-MT sugere que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) adotem horários alternativos para as ações de rastreamento, incluindo mutirões noturnos ou em fins de semana, permitindo que mulheres que trabalham em horário comercial possam realizar os exames preventivos.
Dados do Câncer de Mama em Mato Grosso
Os dados mais recentes do estado mostram a relevância da nova regra, especialmente para as faixas etárias mais jovens:
- O número de novos casos de câncer de mama teve uma leve queda de 349 (em 2023) para 346 (em 2024). De janeiro a setembro de 2025, foram registrados 345 novos casos.
- Os óbitos por câncer de mama passaram de 255 (em 2023) para 261 (em 2024).
- Até setembro de 2025, o estado registrou 177 mortes pela doença.
Entre as mortes ocorridas neste ano, um dado chama a atenção para a faixa etária agora contemplada pela antecipação: 34 óbitos foram de pacientes com idade entre 40 e 49 anos, o que sublinha a necessidade da nova política de rastreamento.
*Sob supervisão de Luiza Goulart