CNU 2025: gabarito preliminar das provas objetivas já disponível

O gabarito preliminar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) foi divulgado, e candidatos têm 48 horas para recorrer de questões.

Fonte: CenárioMT

CNU 2025: gabarito preliminar das provas objetivas já disponível
CNU 2025: gabarito preliminar das provas objetivas já disponível - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O gabarito preliminar das provas objetivas do CNU 2025, realizado neste domingo (5), foi publicado às 10h desta segunda-feira (6).

Os participantes podem acessar os gabaritos no site oficial da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo concurso, mediante login com a conta do portal Gov.br.

Além disso, todos os cadernos de prova dos nove blocos temáticos foram disponibilizados por medida de segurança, conforme informou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Os candidatos têm até quarta-feira (8) para apresentar recursos sobre questões ou gabaritos.

CNU 2025 no Brasil

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o índice de abstenção na segunda edição do CNU foi de 42,8%, com 761.545 inscritos, dos quais mais de 435 mil compareceram à prova. Na primeira edição, em 2024, a abstenção foi de 54%. A ministra classificou a primeira fase do concurso como tranquila.

Próximos passos

O cronograma prevê a divulgação das notas finais das provas objetivas e a convocação para a segunda fase em 12 de novembro, incluindo a avaliação de títulos e a verificação das condições de inscrição (cotas raciais e PCD).

A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro para os convocados, com resultado preliminar previsto para 23 de janeiro. Três chamadas de confirmação de interesse serão realizadas até 16 de março, quando iniciarão as convocações dos aprovados para nomeação e, se necessário, curso de formação.

Vagas do CNU 2025

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são imediatas e 1.172 serão preenchidas no curto prazo após a homologação dos resultados, informou o ministério.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.