Começou hoje a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. Até 31 de outubro, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis nas unidades de saúde de todo o Brasil.
O Ministério da Saúde informou que foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses e repassados R$ 150 milhões para apoiar a logística das ações nos municípios.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a segurança e eficácia das vacinas no controle de doenças preveníveis. Ele destacou a importância histórica da imunização: “Pais e mães garantiram que hoje crianças não sofrem paralisia infantil ou meningite graças à vacinação anterior, mesmo com desafios logísticos”, afirmou.
As vacinas disponíveis incluem: BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
Reforço digital
O Ministério da Saúde ampliará a campanha por meio do aplicativo Meu SUS Digital, atingindo até 40 milhões de pessoas. A ferramenta gratuita permite acompanhar a Caderneta Digital de Saúde da Criança e verificar o histórico vacinal em tempo real.
Cobertura vacinal
Segundo o órgão, a iniciativa integra o esforço de recuperação vacinal, com aumento de 17% na imunização contra pólio e 40% na tríplice viral entre 2022 e 2024. O Brasil também reforça a vacinação contra sarampo para pessoas de 12 meses a 59 anos, considerando a escalada da doença na América do Norte.
Dia D
No dia 18 de outubro, o Dia D de mobilização contará com horários especiais nas unidades de saúde. Padilha afirmou que será uma oportunidade estratégica para atingir regiões com maior concentração de crianças e garantir ampla cobertura vacinal.