Cuiabá lidera o progresso social em Mato Grosso, mas três cidades do interior estão entre as piores do Brasil

O IPS vai além do Produto Interno Bruto (PIB), avaliando o desenvolvimento com base em três pilares

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá lidera o progresso social em Mato Grosso, mas três cidades do interior estão entre as piores do Brasil
Cuiabá lidera o progresso social em Mato Grosso, mas três cidades do interior estão entre as piores do Brasil

Um levantamento inédito do Índice de Progresso Social (IPS) revelou um contraste marcante na qualidade de vida dentro de Mato Grosso.

O estudo, que avaliou pela primeira vez os 5.571 municípios do país com base no bem-estar social, posicionou Cuiabá como líder estadual, mas alertou para a situação de três municípios do interior.

O IPS vai além do Produto Interno Bruto (PIB), avaliando o desenvolvimento com base em três pilares: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades.

Cuiabá registrou 66,73 pontos no Índice de Progresso Social. Essa pontuação garante à capital a primeira colocação no estado e a posição de número 173 no ranking geral entre os mais de cinco mil municípios brasileiros.

A nível nacional, o estudo destacou que o bom desempenho nas primeiras posições é, em geral, atribuído a capitais planejadas e com melhor infraestrutura urbana, como a campeã Brasília (71,25 pontos), que refletiu em melhores indicadores sociais. Goiânia (70,49) e Belo Horizonte (69,62) completam o top 3 do país.

Alerta no interior de Mato Grosso

Apesar do desempenho da capital, o relatório acende um sinal vermelho para o interior de Mato Grosso.

Três municípios do estado com menos de cinco mil habitantes apareceram no estudo entre os 10 piores do Brasil no ranking de progresso social:

  • Nova Nazaré
  • Canabrava do Norte
  • União do Sul

Essas cidades apresentaram pontuações inferiores a 49 pontos, indicando carências significativas nas áreas que compõem os pilares de Necessidades Humanas Básicas, Bem-estar e Oportunidades.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.