A revolução logística no Oeste de Mato Grosso: Como R$ 100 milhões encurtaram a distância entre cidades gigantes

Com a conclusão do asfalto na MT-247, a distância por via pavimentada entre Barra do Bugres e Lambari D’Oeste, que era de 450 km antes de 2019, cairá para menos de 90 km.

Fonte: CENÁRIOMT

A revolução logística no Oeste de Mato Grosso: Como R$ 100 milhões encurtaram a distância entre cidades gigantes
A revolução logística no Oeste de Mato Grosso: Como R$ 100 milhões encurtaram a distância entre cidades gigantes

O deslocamento entre Cáceres e Tangará da Serra, Mato Grosso, costumava ser um dilema para os moradores do Oeste de Mato Grosso. As opções eram exaustivas: encarar 430 km de asfalto em uma volta longa via Cuiabá ou enfrentar quase 150 km de estrada de chão pela MT-343.

Essa realidade de isolamento foi drasticamente alterada pelos investimentos do Governo de Mato Grosso, que aplicou mais de R$ 100 milhões para pavimentar 148 km da MT-343 entre Cáceres e Barra do Bugres.

A obra não só garantiu o primeiro acesso asfaltado a Porto Estrela, mas, principalmente, integrou o 6º e o 7º maiores municípios do estado.

Com a pavimentação da MT-343 concluída, a viagem entre Cáceres e Tangará da Serra foi reduzida em 200 km, caindo para apenas cerca de 230 km.

Novas conexões estratégicas multiplicam a integração regional

A MT-343 é apenas a primeira peça de um plano logístico ambicioso. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) trabalha para criar novos corredores rodoviários que substituam os antigos “atalhos” de terra.

Outras obras de grande impacto estão em andamento:

  • MT-339: A Sinfra-MT está asfaltando 121 km entre Tangará da Serra e Rio Branco. Essa rodovia conectará várias comunidades e consolidará a integração regional.
  • MT-247: A via entre Barra do Bugres e Lambari D’Oeste recebe um investimento de R$ 167 milhões para pavimentar 89,1 km.

Com a conclusão do asfalto na MT-247, a distância por via pavimentada entre Barra do Bugres e Lambari D’Oeste, que era de 450 km antes de 2019, cairá para menos de 90 km.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, resume a visão: “O Governo de Mato Grosso e a Sinfra-MT trabalham com essa visão estratégica, de criar novos corredores e integrar as regiões mato-grossenses. Essas obras fazem com que diferentes regiões passem a ser unidas pelas rodovias, em vez de serem separadas pela falta de infraestrutura.”

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.