Mato Grosso confirma sarampo em Tangará da Serra e intensifica vacinação

A vigilância epidemiológica segue atenta a outros casos suspeitos.

Fonte: CENÁRIOMT

Autoridades de Sorriso alerta sobre baixa cobertura da 2ª dose de vacina de Sarampo
Mato Grosso confirma sarampo em Tangará da Serra e intensifica vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra (a 240 km a Noroeste de Cuiabá) confirmou um caso de sarampo na cidade. A vítima, uma criança, teve seu estado de saúde e idade preservados pela Secretaria.

Este novo caso se soma aos três já confirmados no estado, todos em Primavera do Leste. Um dos casos mais graves na cidade resultou na perda do bebê por uma gestante de 27 anos, devido a complicações decorrentes da infecção.

A vigilância epidemiológica segue atenta a outros casos suspeitos. Em Várzea Grande, uma criança de 9 anos está em isolamento enquanto aguarda o resultado de exames para confirmação ou descarte da doença. Este é o único caso ainda em investigação entre os seis notificados recentemente no município, após o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ter descartado outros cinco.

Cobertura vacinal abaixo da meta

Diante do avanço do sarampo em países vizinhos, especialmente na Bolívia, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) aumentou as ações de vacinação e vigilância, sobretudo em cidades fronteiriças.

Apesar dos esforços, a cobertura vacinal do estado está abaixo do ideal, colocando a população em risco:

  • Primeira Dose (Tríplice Viral): Atinge 89,1% do público-alvo (Meta é 95%).
  • Segunda Dose (Tríplice Viral): Chega a apenas 69,1% do público-alvo (Meta é 95%).

Para reforçar a prevenção, a SES-MT distribuiu 166,5 mil doses da vacina tríplice viral a todos os municípios, além de 3.540 doses da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) destinadas às cidades de fronteira. Um alerta epidemiológico também foi emitido, reforçando a necessidade de notificação rápida de casos suspeitos.

Esquema vacinal recomendado

O Ministério da Saúde reforça que a vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde. A imunização segue o seguinte esquema:

  • Crianças: A partir dos seis meses devem receber a dose zero.
  • 1 Ano a 29 Anos: Devem ter duas doses da tríplice viral.
  • 30 a 59 Anos: Precisam de uma dose da tríplice viral.
  • Profissionais de Saúde: Devem ter duas doses, independentemente da idade.
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.