Campanha de Multivacinação 2025 começa na próxima segunda-feira (06)

A iniciativa segue até o dia 31 de outubro em todas as UBSs. O foco é melhorar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes

Fonte: Ascom Prefeitura/MP

Vacinação contra gripe em Mato Grosso atinge apenas 26% entre grupos prioritários
Foto: Paulo Pinto | Agência Brasil

Começa na próxima segunda-feira (06), em todo o Brasil, a Campanha de Multivacinação 2025. A iniciativa tem como objetivo atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Em Lucas do Rio Verde, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). O foco é ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra o surgimento de doenças.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann, o objetivo da campanha é chamar a atenção da comunidade sobre a importância de manter o cartão vacinal em dia.

Entre as doses ofertadas, destaque para a vacina contra o sarampo. Com a confirmação de casos em países vizinhos na América Latina, o Ministério da Saúde criou a dose zero, que deve ser aplicada em todos os bebês até 12 meses de idade.

“O sarampo é altamente contagioso, 90% das pessoas que não estão vacinadas se entrarem em contato com vírus, vão ficar doentes. A antecipação da primeira dose, é justamente para proteger as crianças”, ressalta a supervisora.

Outra vacina importante e que também estará disponível para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é o imunizante contra a dengue. São duas doses, com intervalo de 90 dias.

Segundo a secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura, o município tem realizado ações em horários especiais, busca ativa nos bairros e escolas, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal, que atualmente, gira em torno de 90%.

“Apesar dos esforços das equipes, infelizmente, ainda temos crianças em idade vacinal, com doses atrasadas. Por isso, chamamos a atenção dos pais, que são os responsáveis pela saúde das crianças, que levem os filhos até as UBSs”.

Para a campanha nacional, o Ministério da Saúde reforçou os estoques, com a distribuição de mais 6.8 milhões de doses. Além das vacinas destinadas, especificamente, as crianças, também tem as vacinas do calendário adulto.

“Se você não sabe, se está com alguma dose em atraso, vá até uma unidade, apresente o cartão vacinal, que a equipe vai conferir e aplicar as vacinas necessárias. O importante é se proteger e proteger quem a gente ama”, destaca a secretária.

Importante!

Para vacinar, basta comparecer em qualquer unidade de saúde, com um documento com foto e cartão de vacina. O horário de vacinação é das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

As UBSs Jardim Amazônia e Parque das Emas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para o almoço e a unidade Tessele Junior, também aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT