O Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 de 2025, que consagrou o Corinthians como campeão, alcançou 228.697 telespectadores em todo o país durante a final. Com participação de Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, o alcance individual atingiu 152.039 e a audiência média domiciliar foi de 0,13, superando a média de 0,11 registrada em 2024, quando 121.776 pessoas assistiram à final.
Os dados são da Kantar Ibope Media e incluem transmissões pela TV Brasil e pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) no dia 14 de setembro. Na RNCP, a final foi transmitida por 11 das 13 emissoras monitoradas, com média de 0,12, enquanto em 2024, nove emissoras transmitiram o jogo, atingindo 166.265 pessoas.
“A TV Brasil e a RNCP comemoram os resultados alcançados. Estamos falando de transmissões que não apenas levam o esporte para milhares de lares, mas que também reforçam a importância da visibilidade e do protagonismo das mulheres no futebol”, afirma Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC.
O levantamento considerou mercados como TV Brasil (RJ, SP e DF), Grande Florianópolis (TV UFSC), Grande Goiânia (TV UFG), Grande Recife (TVU), Manaus (TV Encontro das Águas), Grande Porto Alegre (TVE), Grande Salvador (TVE Bahia), Grande Belém (TV Cultura do Pará), Grande Fortaleza (TV Ceara), Grande Belo Horizonte (Rede Minas) e Grande Vitória (TVE Espírito Santo).
A tela do futebol feminino
Além da Série A1, a TV Brasil transmitiu as séries A2 e A3 do Brasileirão Feminino, além das categorias Sub-20 e Sub-17, e a Conmebol Copa América de Futebol Feminino. Em 2025, foram mais de 130 horas de jogo em mais de 30 estádios, com um total superior a 170 gols.
O Brasileirão Feminino Série A1 registrou crescimento de 23% na audiência média em relação ao ano anterior, com destaque para Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas regiões, o aumento veio acompanhado de 11% de crescimento no alcance médio e aumento de 16% no tempo médio de permanência por domicílio, de 24 para 28 minutos por partida.
Com a participação da RNCP, o campeonato teve alta de 41% no público total, atingindo mais de 3,6 milhões de indivíduos, frente aos 2,7 milhões de 2024. Os números indicam que o futebol feminino segue conquistando cada vez mais espaço em todo o país.