As inscrições para a segunda chamada do programa Mais Médicos Especialistas encerram-se nesta sexta-feira (3). Estão disponíveis quase 3 mil vagas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública, onde os médicos poderão indicar suas preferências de atuação.
Os interessados devem se inscrever na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, ampliando o acesso a atendimento especializado no SUS.
O objetivo do Ministério da Saúde é preencher 500 vagas somando as duas chamadas. Segundo o edital da segunda chamada, mesmo utilizando listas de espera da primeira etapa, a meta ainda não foi atingida.
Até o momento, 320 especialistas convocados na primeira etapa estão atuando em 156 municípios de todas as regiões do país. Os novos aprovados serão chamados conforme a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras, nas especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, ginecologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, obstetrícia, cardiologia, oncologia clínica, radiologia e otorrinolaringologia.
Aperfeiçoamento profissional
Além de reforçarem o atendimento do SUS, os médicos aprovados participarão de aprimoramento profissional em sua área de formação. A alocação depende da compatibilidade entre a escolha do local e a vaga no curso de aperfeiçoamento, incluindo 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais, como mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Os cursos terão duração de 12 meses e abordarão temas como cirurgia coloproctológica com foco em tumores colorretais, cirurgia ginecológica com foco em tumores ginecológicos, oncologia clínica com ênfase em cânceres prevalentes no SUS, radioterapia e ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista, ministrados por profissionais de excelência do PROADI-SUS e da Rede Ebserh.