Na tarde desta quinta-feira (2), a Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, realizou a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá (MT). O procedimento começou às 12h18 e foi concluído às 14h56, contando com equipes de Brasília e apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Este é o oitavo procedimento de múltiplos órgãos em 2025 no estado. Em 2024, foram registradas 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que o gesto da família doadora é essencial para salvar vidas. A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, acrescentou que o estado investe na conscientização de profissionais e famílias sobre a doação de órgãos e na retomada dos transplantes de rim.
A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, reforçou que Mato Grosso tem promovido capacitações regulares, incluindo atividades durante o Setembro Verde, para sensibilizar profissionais de unidades notificadoras sobre a importância da doação de órgãos.