Hospital São Lucas/InterCor realiza a primeira angioplastia pelo SUS

O procedimento de desobstrução das artérias foi realizado com recursos do Programa Fila Zero, contrapartida do município e apoio do Consórcio de Saúde

Fonte: Ascom Prefeitura/MP

pref lrv 2025 10 02T173449.859
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Lucas do Rio Verde celebra mais um marco histórico na saúde pública, a realização da primeira angioplastia coronária por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado nesta quarta-feira (01), no Hospital São Lucas/InterCor.

A cirurgia foi realizada com recursos do Programa do Governo do Estado de Mato Grosso “Fila Zero”, contrapartida do município e apoio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

Segundo a secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura, a realização do procedimento no município significa um grande avanço para a saúde pública, não só de Lucas do Rio Verde, mas de toda a região.

No último dia 22 de setembro, o hospital realizou o primeiro cateterismo por meio do SUS. O procedimento também foi realizado com recursos do Fila Zero e contrapartida financeira do município.

“É um processo de construção, que vem ao longo dos anos, que teve todo o engajamento da sociedade para construir essa estrutura da hemodinâmica e o compromisso da gestão em trazer mais serviços de alta complexidade”, ressaltou a secretária.

A angioplastia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo de desobstrução das artérias. Tem como objetivo remover coágulos ou placas de gordura, normalizando o fluxo sanguíneo para o coração.

De acordo com o médico cardiologista Dr. Jean Pedroso, antes da construção da Ala Hemodinâmica do Hospital São Lucas (HSL), todos os pacientes cardíacos eram encaminhados para outros municípios na região.

“Era uma dificuldade não ter o serviço no município. Hoje, com a parceria entre o hospital e o poder público, estamos ofertando o procedimento, sem a necessidade de o paciente se deslocar e com uma recuperação muito mais rápida”.

A diretora-executiva do HSL Gabriela Refatti destacou os avanços alcançados pelo hospital e a parceria com o InterCor, responsável pelos procedimentos nas áreas, cardíaca, vascular e neurológica.

“Com certeza, hoje é um dia muito marcante para a nossa saúde, para o nosso hospital, por meio dessa parceria firmada com o InterCor e com o município, dentro dessa visão de entender que nós somos capazes de fazer saúde de alta complexidade aqui”.

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo também comemorou a realização da primeira angioplastia e destacou a importância de fortalecer a saúde no interior de Mato Grosso.

“Um marco histórico para a saúde de Mato Grosso, bem mais próximo os pacientes dos serviços e com isso, nós continuamos avançando. Parabéns a todos por essa importante conquista”.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT