O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) reforçou a segurança de suas instalações com 750 câmeras do programa Vigia Mais MT. A medida visa proteger o patrimônio público, prevenir vandalismo e aumentar a segurança de servidores e visitantes.
Na sede do Detran, em Cuiabá, 148 câmeras foram posicionadas em pontos estratégicos de circulação de pessoas e armazenamento de bens. As demais 602 câmeras foram distribuídas nas 62 Ciretrans no interior do Estado, incluindo a 49ª Ciretran de Lucas do Rio Verde, que agora conta com 15 câmeras entre setores internos e externos.
Segundo Adalberto Coelho Fernandes, chefe da unidade de Lucas do Rio Verde, o monitoramento contribui tanto para a proteção patrimonial quanto para a segurança dos cidadãos que utilizam os serviços da Ciretran. O presidente do órgão, Gustavo Vasconcelos, destacou que a iniciativa integra ações de modernização e reforça o compromisso do Detran-MT com segurança, transparência e eficiência administrativa.
As câmeras instaladas são do tipo speed dome, com giro de 360º, e câmeras fixas equipadas com inteligência artificial e OCR, capazes de ler placas de veículos e analisar caracteres a até 200 metros de distância.
O Vigia Mais MT é um programa estadual que já cobre 128 municípios com 15.000 câmeras integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), permitindo prevenção e resposta rápida em todo o Estado.