Projeto “Entre Histórias” transforma relatos de vida em teatro e chega a Lucas do Rio Verde neste sábado

Fonte: CenarioMT

LRV area igreja rosa mistica
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O produtor cultural e ator Pretu Nascimento, de Lucas do Rio Verde, é o idealizador do projeto Entre Histórias, que transforma relatos de vida da comunidade em peças teatrais. A iniciativa nasceu de uma observação cotidiana do artista. “Eu estava andando na rua e imaginando a riqueza de cada pessoa que passava. E pensei: se tivéssemos tempo para ouvir cada história, como seria incrível. Por que não transformar essas histórias em teatro?”, recorda Pretu.

Contemplado pelo Edital Expressões Culturais, da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o projeto está em execução e será desenvolvido em duas fases. A primeira é a Fase de Escuta, na qual a equipe percorre as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop para ouvir relatos da população. Estruturas de escuta são montadas em espaços públicos, convidando os moradores a compartilharem narrativas de vida que reflitam a identidade local.

Na segunda etapa, chamada Fase de Criação e Apresentação, uma dramaturga de Lucas do Rio Verde transforma os relatos selecionados em roteiros teatrais. Quatro histórias serão adaptadas e encenadas em uma peça que retorna às cidades participantes, em apresentações abertas ao público, como forma de homenagear os cidadãos e valorizar quem compartilhou suas experiências.

Para Pretu Nascimento, o projeto também cumpre um papel social. “Escutar histórias é fundamental, especialmente na era digital, em que o olho no olho e a conversa se perdem. O projeto resgata essa importância”, destaca.

O Entre Histórias já passou por Sorriso e Nova Mutum, onde reuniu depoimentos de superação e inspiração. A próxima parada será em Lucas do Rio Verde, neste sábado (4), a partir das 16h30, na Praça dos Buritis. No domingo (5), será a vez de Sinop, com escutas abertas a partir das 16h30, na Praça da Bíblia. A expectativa é que a peça teatral circule em todas as cidades participantes até o fim de novembro.

O projeto é produzido pela ATO Produções, com incentivo do Edital Expressões Culturais – Viver Cultura – Edição Lei Paulo Gustavo, da Secel-MT e do Governo Federal.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT