Polícia Civil cumpre mandados contra facção criminosa em Mato Grosso

A Operação Véu Caído investiga gerentes de facção suspeitos de ordenar ao menos 22 mortes entre 2024 e 2025 na região de fronteira.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil cumpre mandados contra facção criminosa em Mato Grosso
Polícia Civil cumpre mandados contra facção criminosa em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (2) a Operação Véu Caído, que apura a atuação de gerentes de uma facção criminosa em Mirassol D’Oeste e na região de fronteira com a Bolívia.

As equipes cumpriram 13 mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal. As ordens judiciais foram executadas em Rondonópolis, Várzea Grande, Mirassol, Araputanga e Cáceres, incluindo quatro unidades prisionais.

Segundo as investigações, os suspeitos foram responsáveis por determinar 22 homicídios entre 2024 e 2025, sendo 15 no primeiro ano e sete no segundo. O grupo também teria ligação direta com o tráfico de drogas e outros crimes vinculados à facção.

De acordo com a Polícia Civil, a ação busca enfraquecer a rede de apoio da organização criminosa. Em Rondonópolis estão concentrados a maioria dos alvos, incluindo presos que já cumprem pena e receberam novos mandados de prisão, além de buscas em celas.

O nome da operação faz referência ao uso de codinomes e laranjas pelos investigados para ocultar suas identidades, simbolizando a revelação do que estava encoberto.

A investigação contou com a participação do Ministério Público, do 17º Batalhão da Polícia Militar, além das delegacias de Cáceres e Araputanga.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.