Mato Grosso deve reafirmar sua posição de potência econômica nacional em 2025, impulsionado por um crescimento projetado de 15,5% no setor agropecuário.
Segundo o relatório Resenha Regional de setembro do Banco do Brasil, a projeção geral do Produto Interno Bruto (PIB) do estado foi revisada para 6,6%, consolidando-o na liderança de crescimento no país.
A previsão de 15,5% de avanço no agronegócio é o grande motor da economia mato-grossense, superando o desempenho de todos os estados brasileiros e garantindo que o estado cresça a um ritmo três vezes maior que a média nacional, projetada em 2,2% para 2025.
Centro-Oeste lidera com a força do agro
Os analistas do Banco do Brasil destacaram que a força econômica do estado irradia para toda a região: “Mais uma vez, o Centro-Oeste desponta como a região de maior tração econômica. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem liderando, impulsionados pelo agronegócio, que alimenta efeitos em toda a cadeia produtiva”, diz o relatório.
A influência do setor primário garante uma expansão equilibrada em outros segmentos de Mato Grosso:
- A indústria tem previsão de crescer 6,7%, o maior índice projetado para o Brasil.
- O setor de serviços deve avançar 3,8%.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, celebrou os números, apontando a solidez da economia. “Mato Grosso segue mostrando que é um motor da economia brasileira. Esses resultados refletem não apenas a força econômica, mas também a confiança de que estamos no caminho certo para garantir um futuro de desenvolvimento e oportunidades para todos”, avaliou.
A alta projeção de 6,6% para o PIB total coloca Mato Grosso à frente de Rondônia (5,6%), Mato Grosso do Sul (5%) e Tocantins (4,9%) na liderança do crescimento econômico brasileiro.