Espaço Vidas promove encontros com servidores municipais em alusão ao Setembro Amarelo

Ações contaram com palestras, rodas de conversa e meditação guiada

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

pref lrv 2025 10 01T140427.015
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Em alusão ao Setembro Amarelo, o Espaço Vidas (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores) de Lucas do Rio Verde promoveu, nos dias 29 e 30 de setembro, encontros de reflexão sobre saúde mental voltado para servidores municipais em processo de readaptação de função, bem como para os psicólogos e equipes técnicas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

“A missão do Vidas é cuidar de quem cuida da comunidade luverdense, ou seja, os servidores públicos. Nesse sentido, organizamos dois encontros com o objetivo de ouvir, compreender e acolher as demandas de saúde mental desses dois grupos de profissionais, além de promover atividades voltadas ao relaxamento e ao bem-estar”, ressaltou o coordenador do Espaço Vidas, Wagner Godoy.

O primeiro encontro, realizado no Espaço Saúde, contou com palestra ministrada pela assistente social, Gabriele Ponciano, meditação guiada, roda de conversa, escuta qualificada e um café de confraternização voltado para os servidores em processo de reinserção laboral.

“Muitas vezes, nossa capacidade vai além do problema de saúde que nos limita fisicamente, mas nem sempre é percebida ou valorizada. Este momento é muito importante para refletirmos sobre essas questões e expressarmos nossas emoções, evitando que isso afete nossa saúde mental”, relatou a professora da C.E.I. Balão Mágico, Dayse Bandeira.

A programação do dia seguinte incluiu caminhada no Parque dos Buritis, aula de ioga e meditação conduzida por Cintia Bonadiman, café da manhã, momentos de convivência, roda de conversa e troca de experiências entre os psicólogos da rede municipal e as equipes técnicas dos CAPS.

A psicóloga do CAPS Infantojuvenil, Milena Schutz, conta que um encontro pensado nos profissionais que cuidam da saúde mental dos luverdenses foi muito significativo. “Participar deste momento foi uma experiência significativa para mim. Em meio à rotina intensa que envolve cuidar da saúde mental de outras pessoas, ter um espaço pensado para nós, profissionais da psicologia, foi um verdadeiro respiro. Esse momento também foi importante para desacelerar, relaxar e fortalecer o vínculo com os colegas”.

“Atividades como essa são essenciais para fortalecer nosso bem-estar e saúde mental. Quando proporcionamos momentos fora do ambiente de trabalho, em contato com a natureza e com foco no autocuidado, favorecemos a redução do estresse, o fortalecimento dos vínculos e o bem-estar emocional. São ações simples, mas com grande impacto na qualidade de vida e na prevenção do adoecimento psíquico”, destacou a psicóloga da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Laís Seixas.

A realização desses encontros reforça o compromisso da gestão municipal e do Espaço Vidas em promover um ambiente de trabalho saudável, valorizando a saúde mental e o bem-estar dos servidores municipais. Ao investir em momentos de acolhimento, reflexão e convivência, a gestão reafirma que cuidar de quem cuida da comunidade é prioridade, fortalecendo vínculos e proporcionando qualidade de vida no serviço público.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT