O trabalho realizado pela 21ª Zona Eleitoral, com sede em Lucas do Rio Verde, foi reconhecido pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) na 6ª edição do Prêmio Esemplare. A unidade conquistou o selo ouro, distinção concedida às zonas que se destacam em gestão, planejamento e eficiência na prestação dos serviços à população.
A premiação, realizada em Cuiabá nesta segunda-feira (29), avaliou o desempenho das 57 zonas eleitorais do estado em quatro eixos: atividade administrativa, eleições, dados/cadastro e atividade processual. Em Lucas, o trabalho é conduzido pelo juiz eleitoral Evandro Juarez Rodrigues e pela chefe do cartório, Lumieri Martins Rech, junto da equipe local.
Para o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado, a iniciativa reforça o esforço diário de servidores e magistrados que, muitas vezes de forma silenciosa, sustentam a base da democracia. “Todos conhecemos a dedicação da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Esse é um momento de gratidão pelo empenho e pela qualidade do trabalho prestado à sociedade”, afirmou durante a cerimônia.
Mais do que uma disputa de desempenho, o prêmio é entendido como um estímulo para que os cartórios aprimorem suas rotinas, ampliem a transparência e assegurem qualidade no atendimento. Ao conquistar o selo ouro, Lucas do Rio Verde se coloca entre as zonas mais bem avaliadas do estado, reforçando sua relevância não apenas durante os períodos eleitorais, mas também no dia a dia de serviços como emissão de títulos, transferências e revisão cadastral.
A 21ª Zona Eleitoral se junta a outras 14 unidades premiadas nesta edição, reafirmando que, mesmo em cidades do interior, a Justiça Eleitoral tem mostrado capacidade de inovação e eficiência. Oito das 15 unidades conquistaram o Selo Ouro e as outras 7, o Selo Prata. O reconhecimento traduz, sobretudo, a importância do trabalho coletivo de servidores que transformam as rotinas cartorárias em garantia de cidadania para milhares de eleitores.