A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (30.9) a Operação “Imperium”, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa atuante na região de Juína, localizada a 735 km a noroeste de Cuiabá.
Foram cumpridos 35 mandados, sendo 15 de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão domiciliar, nas cidades de Juína, Castanheira e na Penitência Central do Estado (PCE) em Cuiabá. Até o momento, a ação resultou em prisões em flagrante e apreensões de armas de fogo, munições e entorpecentes.
As ordens judiciais, baseadas nas investigações da Delegacia de Juína, apuraram crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, latrocínio, homicídio qualificado e corrupção de menores. Segundo o delegado Jean Andrade Araújo, um dos homicídios investigados ocorreu há cerca de 20 dias na zona rural de Castanheira.
“A operação busca prender os membros identificados, enfraquecer a estrutura criminosa e impedir a ascensão do grupo, garantindo mais segurança e tranquilidade à população”, destacou o delegado.
Mais de 100 policiais civis participaram da operação, com apoio de equipes das delegacias de Tangará da Serra, Alta Floresta, Colniza, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã, Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Juara, Cuiabá e Várzea Grande, reafirmando o compromisso da instituição com a manutenção da paz social na região.
O nome da operação, “Imperium”, deriva do latim e significa poder, comando, autoridade ou império.