Taxa de desemprego em agosto mantém mínima histórica de 5,6%

O índice de desocupação no Brasil repetiu o menor patamar da série histórica, com destaque para o número recorde de empregados com carteira assinada.

Fonte: CenárioMT

Taxa de desemprego em agosto mantém mínima histórica de 5,6%
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em agosto permaneceu em 5,6%, igualando o menor registro da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país contava com 6,1 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente já registrado. O número de ocupados alcançou 102,4 milhões.

[Continua depois da Publicidade]

O nível de ocupação, que mede a proporção de pessoas trabalhando na população em idade ativa, manteve-se em 58,1%, o patamar mais elevado da série histórica. O número de empregados com carteira assinada também bateu recorde, chegando a 39,1 milhões.

Mercado de trabalho

A Pnad avalia a situação laboral de pessoas a partir de 14 anos, considerando diferentes formas de emprego, incluindo trabalhadores temporários, por conta própria e com ou sem carteira assinada. Apenas aqueles que procuram ativamente uma vaga são classificados como desocupados. A pesquisa envolve 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

[Continua depois da Publicidade]

Caged

O levantamento da Pnad é divulgado logo após o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que monitora exclusivamente empregos formais. Em agosto, o Caged registrou saldo positivo de 147.358 vagas formais, totalizando 1,4 milhão de novos postos nos últimos 12 meses.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]