Demanda enfraquecida e maior oferta de melancia pressionam cotações

Fonte: Assessoria

Agricultores de Nobres investem no cultivo de melancia e tomate como alternativa de renda 2

Após iniciarem a segunda quinzena de setembro em alta, os preços da melancia voltaram a recuar na semana passada. De acordo com agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, além da proximidade do final do mês, período em que a demanda geralmente diminuiu, as temperaturas mais amenas nas principais regiões consumidoras do Sul e Sudeste reduziram a procura.

O aumento de oferta em Uruana (GO) também reforçou a pressão sobre as cotações. Levantamento do Cepea mostra que, de 22 a 26 de setembro, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada à média de R$ 1,04/kg em Uruana, forte queda de 21,8% frente à do período anterior. Em Lagoa da Confusão (TO), apesar de menor disponibilidade comparada à praça goiana, a fruta de maior calibre se desvalorizou 11,60%, negociada à média de R$ 0,95/kg.

Para esta semana, pesquisadores do Hortifrúti/Cepea indicam que os valores da fruta podem seguir pressionados, diante da previsão de temperaturas mais baixas nos principais mercados consumidores e das perspectivas de avanço na oferta em GO.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT