O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT), localizado em Cuiabá, promove nesta terça-feira (30.9), a partir das 14h, um webinar voltado para o fortalecimento da vigilância de bactérias multirresistentes em Mato Grosso.
O evento faz parte do sexto episódio do Conexão LAB, série mensal que aborda temas estratégicos da vigilância laboratorial, com transmissão pelo Zoom.
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, a videoconferência tem como objetivo integrar os serviços laboratoriais com a Vigilância em Saúde, promovendo detecção precoce, controle e prevenção da disseminação de microrganismos multirresistentes.
Elaine explica: “Queremos aprimorar o conhecimento técnico-científico, as metodologias analíticas, os fluxos interinstitucionais e o monitoramento de surtos, garantindo maior eficácia no enfrentamento dessas bactérias”.
Os palestrantes confirmados são Renata Tigulini, Marcos Dias e Marco Pepato, abordando respectivamente: Importância do Monitoramento da Resistência Antimicrobiana no Brasil; Vigilância dos Microrganismos Multirresistentes em Mato Grosso; e Vigilância Laboratorial dos Microrganismos Multirresistentes em Mato Grosso.
Série Conexão LAB
O Conexão LAB é composto por oito episódios mensais que discutem temas relevantes para a Vigilância Laboratorial, definidos conforme a logística de diagnóstico e demanda das amostras. Já foram tratados assuntos como arbovírus (dengue, zika e chikungunya), vírus respiratórios, sarampo e rubéola, tuberculose e produtos monitorados pela vigilância sanitária.
O Lacen, referência em análises de Mato Grosso desde 1975, atende municípios do Estado via SUS, oferecendo exames de sorologia, biologia molecular, microbiologia clínica, micro bacteriologia, entre outros.