Um homem de 41 anos foi preso pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) por pesca ilegal, na noite de sábado (27), em Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso. Durante a ação, os militares apreenderam 86 unidades de peixe, incluindo espécies cuja captura é proibida.
A prisão ocorreu durante um bloqueio policial na rodovia MT-040, onde um veículo Honda HR-V foi abordado. Dentro do carro, os agentes encontraram dois sacos pretos contendo grande quantidade de pescado. Questionado, o condutor assumiu ser o proprietário dos peixes, mas afirmou não possuir documentação para o transporte. Ele declarou ainda que havia passado o dia em um pesqueiro e desconhecia a Lei do Transporte Zero, que restringe pesca, transporte e comercialização de determinadas espécies.
No total, os policiais contabilizaram 51,5 quilos de pescado: 46 pacu-peva, 21 piauçu, 16 ximboré e três piraputanga — estes últimos com captura proibida por lei. O suspeito e o material apreendido foram levados à Delegacia Especializada do Meio Ambiente para as providências cabíveis.
A Polícia Militar reforça que denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelos números 190 ou 0800.065.3939.