Mato Grosso atingiu um marco histórico na saúde ao atender todos os pacientes que aguardavam transplante de córnea pela Central Estadual de Transplantes (CET), conforme ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O feito inédito coincide com a celebração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, neste sábado (27.9).
Atualmente, 28 pacientes seguem em processo de exames necessários para o agendamento do procedimento, que é realizado conforme a compatibilidade e a gravidade da condição clínica. O secretário de Estado de Saúde destacou que o Estado é um dos três do país a zerar a fila de transplantes de córnea, demonstrando rapidez e atendimento gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, atribuiu o sucesso à intensificação de capacitações das equipes captadoras de órgãos e das CIHDOTTs nos hospitais, garantindo que a primeira abordagem às famílias seja eficiente, evitando a perda de órgãos. Além disso, ações do IML, SVO e do Lacen aprimoraram o tempo-resposta dos exames de compatibilidade e viabilidade.
Os transplantes ocorrem em parceria entre a CET, o Banco de Olhos de Cuiabá e três unidades habilitadas pelo Ministério da Saúde: Hospital de Olhos de Cuiabá, Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia e Instituto da Visão. As córneas doadas são armazenadas e distribuídas pelo Banco de Olhos conforme a necessidade dos pacientes.
De janeiro a setembro de 2025, 413 córneas foram captadas e 247 transplantadas. Em 2024, foram captadas 568 córneas e realizados 456 transplantes. A captação pode ocorrer em casos de óbito sem trauma ocular.
Para reforçar a conscientização sobre doação de órgãos, a SES organiza a 3ª Caminhada de Setembro Verde no Parque das Águas, neste domingo (28.9), das 17h30 às 19h30. A ação contará com aferição de pressão e glicemia, distribuição de panfletos e esclarecimento sobre o processo de doação de órgãos. Em 2025, a Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores, incluindo rins, fígados e um coração.