Sinop inicia entrega de mais de 11 mil brinquedos na rede municipal de ensino infantil

Ação beneficia 26 unidades escolares e busca fortalecer a aprendizagem por meio do brincar

Fonte: CENÁRIOMT

Sinop inicia entrega de mais de 11 mil brinquedos na rede municipal de ensino infantil

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta quinta-feira (25) a entrega dos mais de 11 mil brinquedos adquiridos para a rede pública de ensino infantil. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alvorada, no Setor Industrial, foi a primeira unidade contemplada. Nos próximos dias, todas as 26 escolas de educação infantil do município receberão os kits.

O investimento ultrapassou R$ 800 mil e representa um reforço pedagógico para a primeira infância, com foco no aprendizado por meio do brincar. De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento integral das crianças por meio da utilização dos brinquedos como recursos educativos dentro da sala de aula.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária de Educação, Salete Rodrigues, destacou que a ação vai além da simples entrega de brinquedos. Para ela, cada peça representa uma ferramenta pedagógica essencial para os professores e para o desenvolvimento das crianças. “Os brinquedos na educação infantil são ferramentas de trabalho, porque é nessa interação com o brincar que a criança se desenvolve. Não é simplesmente um brinquedo, são ferramentas de trabalho aos professores. Investimos mais de 800 mil reais em mais de 11 mil brinquedos”, explicou.

Já a coordenadora de Educação Infantil da rede municipal, Lenir Guedes, ressaltou a diversidade dos materiais adquiridos e a importância desse reforço no processo educacional. “São 64 itens pedagógicos diferentes, entre bonecas, carrinhos, peças de montar, jogos e outros. Estamos muito felizes porque as 26 escolas de educação infantil serão contempladas e é algo que nós estamos planejando desde o início do ano. A criança aprende brincando e nós temos que dar oportunidade e possibilidade para as nossas crianças para que elas tenham esse direito”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

A diretora da Emei Alvorada, Vanessa Monteiro, destacou o impacto positivo da entrega dos brinquedos no cotidiano escolar. “Nós ficamos muito felizes em receber esses brinquedos. Agradecemos ao prefeito Roberto Dorner e à Salete como secretária de Educação. Esses brinquedos vêm para somar no processo de ensino e aprendizado dessas crianças, visto que são brinquedos pedagógicos e jogos pedagógicos que vão beneficiar a mais de 350 crianças que são atendidas na nossa unidade. Todos eles ficaram muito felizes com essa entrega”, disse.

As crianças celebraram a chegada dos novos materiais e ficaram entusiasmadas com a possibilidade de aprender e se divertir. Valentina Almeida, de 5 anos, destacou a alegria em receber os brinquedos. “Eu gostei dos brinquedos que eles entregaram para a escola. É muito legal receber e brincar”, comentou.

O aluno Lucas Barbosa, de 5 anos, também ficou empolgado com a entrega e escolheu seu brinquedo preferido. “É muito legal essa quantidade de brinquedos. Gostei muito e queria levar todos para casa. O meu preferido foi o brinquedo de laboratório porque quero aprender a ser cientista”, afirmou.

A aluna Liz Santos, de 5 anos, também compartilhou que o brinquedo preferido foi o de laboratório. “Eu adorei esses brinquedos. Eu vou me divertir muito lá na sala. O meu preferido foi o do laboratório e quero brincar muito com meus colegas”, relatou.

Segundo a Secretaria de Educação, os brinquedos foram escolhidos com base em critérios pedagógicos e contemplam diferentes áreas do desenvolvimento infantil, como coordenação motora, criatividade, socialização e raciocínio lógico. Nos próximos dias, mais unidades da rede municipal devem receber os brinquedos adquiridos pela Prefeitura.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]