A partir deste sábado (27), a BR-381, em Minas Gerais, passa a operar com pedágio eletrônico em 100% de seus trechos. Os primeiros pórticos foram instalados em Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270), eliminando a necessidade de praças físicas, cancelas ou paradas. O sistema utiliza câmeras e sensores para registrar a passagem dos veículos, cobrando automaticamente a tarifa.
Desde fevereiro, a gestão da rodovia está sob responsabilidade da concessionária Nova 381, que prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos. Apenas nos primeiros seis meses de concessão, já foram aplicados R$ 319,7 milhões em melhorias de infraestrutura e serviços. Com isso, a BR-381 se torna a primeira rodovia federal do país a adotar o modelo totalmente eletrônico.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a operação no último dia 16, dentro do novo modelo regulatório que transfere 90% dos riscos de evasão ao governo federal, ficando 10% sob responsabilidade das concessionárias. Ambulâncias, veículos oficiais, diplomáticos e motocicletas seguem isentos de cobrança, conforme contrato.
Para facilitar o pagamento, a concessionária vai instalar 25 totens de autoatendimento entre Caeté e Governador Valadares, localizados em postos de combustíveis, restaurantes e unidades de Serviço de Atendimento ao Usuário. Os dispositivos permitem consulta e quitação por aproximação, com opções de cartão ou Pix. Também será possível pagar pelo aplicativo da operadora.
O modelo free flow já está em uso em outras regiões, como na BR-101 (Rio-Santos), no Rio de Janeiro, e em rodovias de São Paulo e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, o governo estadual anunciou planos de ampliar o sistema para 58 pontos até 2032. Segundo a ANTT, a modernização dos pedágios busca reduzir congestionamentos e garantir maior fluidez no tráfego, além de promover soluções mais sustentáveis para a malha viária brasileira.