Toyota suspende produção no Brasil após tempestade danificar planta

A montadora interrompeu temporariamente suas operações em São Paulo devido a danos provocados por fortes chuvas. Trabalhadores vão decidir sobre layoff.

Fonte: CenárioMT

Toyota suspende produção no Brasil após tempestade danificar planta
Toyota suspende produção no Brasil após tempestade danificar planta - Foto: Agência Brasil

A Toyota suspendeu suas atividades no Brasil após fortes chuvas na última segunda-feira (22) causarem danos significativos à unidade de Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores.

Como consequência, as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, também em São Paulo, interromperam temporariamente suas operações.

[Continua depois da Publicidade]

“A retomada da planta de motores poderá levar meses. Estamos buscando alternativas de fornecimento em outras unidades da Toyota no exterior para retomar a produção de veículos em Sorocaba e Indaiatuba”, afirmou a montadora em comunicado.

Em paralelo, a empresa está negociando com os trabalhadores a possibilidade de layoff, suspensão temporária do contrato de trabalho em que o salário integral é interrompido, mas o vínculo empregatício permanece.

Assembleia

Os funcionários da fábrica de Sorocaba decidirão, em assembleia virtual a partir desta sexta-feira (25), se aceitam a proposta. A votação estará aberta até o dia 28.

[Continua depois da Publicidade]

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Automobilísticas de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva garantiu que todos os empregos em Porto Feliz serão mantidos, incluindo os benefícios já negociados.

Questionada sobre a proposta, a Toyota informou que ela será apresentada aos trabalhadores a partir de hoje, e, caso aprovada, aplicada de forma emergencial.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]