A Toyota suspendeu suas atividades no Brasil após fortes chuvas na última segunda-feira (22) causarem danos significativos à unidade de Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores.
Como consequência, as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, também em São Paulo, interromperam temporariamente suas operações.
“A retomada da planta de motores poderá levar meses. Estamos buscando alternativas de fornecimento em outras unidades da Toyota no exterior para retomar a produção de veículos em Sorocaba e Indaiatuba”, afirmou a montadora em comunicado.
Em paralelo, a empresa está negociando com os trabalhadores a possibilidade de layoff, suspensão temporária do contrato de trabalho em que o salário integral é interrompido, mas o vínculo empregatício permanece.
Assembleia
Os funcionários da fábrica de Sorocaba decidirão, em assembleia virtual a partir desta sexta-feira (25), se aceitam a proposta. A votação estará aberta até o dia 28.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Automobilísticas de Itu, Porto Feliz, Boituva e Cabreúva garantiu que todos os empregos em Porto Feliz serão mantidos, incluindo os benefícios já negociados.
Questionada sobre a proposta, a Toyota informou que ela será apresentada aos trabalhadores a partir de hoje, e, caso aprovada, aplicada de forma emergencial.