Prefeitura promove encontro com contadores para reforçar campanha de destinação de Imposto de Renda

Recursos podem ser destinados para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso

Fonte: Ascom Prefeitura/Maiza Santos

pref lrv 2025 09 25T073239.823
Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti

Na manhã desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com a Associação dos Contabilistas do município, reuniu profissionais da contabilidade no Auditório do Paço Municipal para reforçar a campanha Leão Amigo. A iniciativa incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro lembrou que os recursos destinados fazem a diferença para essas entidades, mas que a arrecadação caiu nos últimos anos. “Em 2023, conseguimos arrecadar R$ 103 mil para 12 entidades. Já no último ano, esse valor caiu para R$ 49 mil, mesmo com o aumento do número de instituições cadastradas, que hoje já são 22. Isso nos preocupa muito, porque sabemos que o potencial de Lucas do Rio Verde é bem maior. Precisamos da ajuda dos contadores para conscientizar empresas e pessoas físicas a deixar esse recurso aqui, em nossa cidade, onde ele faz toda a diferença na vida de crianças, adolescentes e idosos”, ressaltou.

A delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Dayany Philippsen destacou que a destinação do imposto já é um trabalho incentivado pelo conselho há anos.“Hoje não há mais dúvidas de que essa prática é segura e legal, é uma forma de garantir que o recurso fique no município, ajudando quem realmente precisa. Nossa mensagem aos profissionais é que se engajem cada vez mais nessa causa”, reforçou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Geici Oliveira reforçou que os contadores são peças-chave para o fortalecimento da campanha.“A maioria das declarações de imposto de renda passa pelas mãos dos contadores. Eles podem ser multiplicadores dessa mensagem, mostrando que a destinação é legal, simples e sem custo adicional”, destacou.

O contador Giovani Gabriel Fagundes falou sobre sua rotina e destacou a importância do trabalho contábil.“O que mais me motiva é ver a contabilidade certa, funcionando, e saber que o nosso trabalho ajuda as empresas a cumprir suas obrigações da forma correta. É uma profissão desafiadora, mas muito gratificante”, afirmou.

O encontro foi uma forma também de agradecer aos contadores pelo trabalho que realizam no dia a dia e, ao mesmo tempo, lembrar que eles podem ser aliados importantes para que mais recursos cheguem às entidades sociais de Lucas do Rio Verde.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT