Polícia Civil prende homens por captura ilegal de pássaros em Confresa

Dois homens foram detidos em Confresa por coletar aves silvestres sem autorização, com espécies como curió e capim tiririca resgatadas pela polícia.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil prende homens por captura ilegal de pássaros em Confresa
Polícia Civil prende homens por captura ilegal de pássaros em Confresa - Foto: PJC

Dois homens foram presos em Mato Grosso, no município de Confresa, acusados de captura ilegal de aves silvestres. A ação, realizada nesta terça-feira (23.9), resultou no resgate de pássaros de diferentes espécies, incluindo curió e capim tiririca, mantidos em gaiolas sem documentação legal.

Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu após denúncia anônima sobre indivíduos coletando aves na zona rural, próximo ao córrego da Onça. Ao serem abordados, os suspeitos, de 27 e 39 anos, alegaram estar apenas colhendo capim para alimentar os animais e que os pássaros eram legalizados. No entanto, não apresentaram licença ou autorização para transporte ou posse.

[Continua depois da Publicidade]

Com a ausência de documentação exigida pela legislação ambiental, os homens foram conduzidos à Delegacia de Confresa. Eles responderão pelo crime previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/98, que criminaliza matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem permissão adequada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: vitor.etrev@gmail.com