O Mato Grosso registrou recentemente operações de combate a crimes ambientais, realizadas pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental. Seis homens foram presos nas cidades de Novo Mundo e Brasnorte, com a apreensão de escavadeira hidráulica, trator, caminhões, motosserra e 25 metros cúbicos de madeira.
Durante a Operação Amazônia, os policiais identificaram via monitoramento por satélite uma área em Novo Mundo com sinais de extração de minérios. No local, encontraram um barraco de lona usado como base do garimpo e abordaram três homens, incluindo o gerente operacional. Todos foram levados à delegacia e os equipamentos, à Secretaria Municipal de Obras.
Em Brasnorte, após denúncias de desmatamento também monitoradas por satélite, a equipe constatou a atividade ilegal em uma fazenda. Um homem portava motosserra e outros dois conduziam caminhões. Questionados, os suspeitos admitiram a extração de madeira sem licença. A madeira e os maquinários foram apreendidos e levados à Secretaria de Infraestrutura do município.
A população pode colaborar com a Polícia Militar em qualquer cidade do estado através dos números 190 ou 0800-065-3939, mantendo sigilo.


















