Fies 2025: MEC estabelece regras para vagas remanescentes em faculdades privadas

O Ministério da Educação definiu o cronograma e os procedimentos para que instituições privadas ofereçam vagas não preenchidas do Fies no segundo semestre de 2025.

Fonte: CenárioMT

Fies 2025: MEC estabelece regras para vagas remanescentes em faculdades privadas
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU) o edital que detalha as regras para a oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por faculdades privadas de ensino superior.

As instituições devem informar, entre 1º e 8 de outubro, os cursos de graduação e o número de vagas disponíveis para o Fies no segundo semestre de 2025, acessando o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) no módulo FiesOferta. O envio deve ser acompanhado do termo de participação emitido pela instituição.

[Continua depois da Publicidade]

Para participar, as faculdades precisam ter adesão válida ao Fies e garantir que os cursos oferecidos tenham avaliação positiva pelo MEC. Eventuais correções poderão ser realizadas entre 9 e 14 de outubro.

Estudantes

A partir de 14 de outubro, será publicado um novo edital com as regras e o cronograma de inscrição para estudantes interessados nas vagas remanescentes. Somente alunos com possibilidade de atingir a frequência mínima exigida poderão se candidatar.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.