O número de inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) em Mato Grosso aumentou 208% nos últimos quatro anos, passando de 860 registros em 2021 para 2.647 em 2025. Entre eles, 462 correspondem a pessoas físicas e 2.185 a pessoas jurídicas.
O crescimento evidencia a formalização do setor e o fortalecimento da infraestrutura turística estadual, com destaque para os meios de hospedagem, que totalizam 13.313 unidades habitacionais e 29.700 leitos.
O Cadastur é obrigatório para atividades como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo (MEI). Outras atividades podem se cadastrar de forma voluntária e acessar benefícios exclusivos, incluindo linhas de financiamento, apoio institucional, programas de fomento e capacitação profissional.
De acordo com Gláucia Regina da Silva, coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o aumento de registros demonstra que empresas estão percebendo a importância da formalização para expandir seus negócios. “Quanto mais empresas estiverem no Cadastur, mais fortalecido e competitivo se torna o turismo em Mato Grosso”, afirmou.
O cadastro é realizado totalmente online no endereço Cadastur. Para mais informações, os prestadores podem contatar a Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec pelo telefone/WhatsApp (65) 3613-0034, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Rua Eng. Edgar Prado Arze, nº 215 – Centro Político Administrativo, Cuiabá.


















