Juros devem cair em breve, projeta Haddad, que prevê 2026 melhor

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a queda dos juros deve ocorrer de forma sustentável e que o cenário econômico tende a melhorar em 2026.

Fonte: CenárioMT

Juros devem cair em breve, projeta Haddad, que prevê 2026 melhor
Juros devem cair em breve, projeta Haddad, que prevê 2026 melhor - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta segunda-feira (22), em São Paulo, que acredita em uma redução consistente e sustentável da taxa de juros nos próximos meses. Embora não tenha fixado prazos, ele destacou que o cenário econômico tende a melhorar significativamente já em 2026.

Segundo Haddad, os atuais indicadores de inflação, aliados à estabilidade do câmbio, reforçam a expectativa de uma trajetória mais positiva. “Acho que os juros vão começar a cair de forma consistente e sustentável. Não sei quando, mas estou convicto de que haverá melhora já no próximo ano”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

Na semana anterior, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, justificando a decisão pela incerteza do cenário internacional, especialmente em relação à política econômica dos Estados Unidos.

No evento Macro Day, realizado pelo BTG Pactual em São Paulo, Haddad defendeu que o nível elevado da Selic não pode ser explicado apenas pelo quadro fiscal brasileiro. “Existem outros fatores que influenciam o juro no Brasil. O fiscal é importante, mas não é a única explicação”, ressaltou.

[Continua depois da Publicidade]

O ministro ainda destacou que a política fiscal não depende somente do Executivo, mas também de decisões do Congresso e do Judiciário. Ele defendeu a necessidade de construir consensos políticos para o fortalecimento do arcabouço fiscal. “Para que o arcabouço seja sustentável no longo prazo, será preciso ajustar algumas regras em diálogo com os parlamentares”, concluiu.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: angelo@cenariomt.com.br