Estiagem dificulta colheita da mandioca; menor oferta eleva preço

Fonte: Assessoria

A ausência de chuvas por mais uma semana limitou os trabalhos no campo – em diversas regiões, o Cepea observou interrupção da colheita de raiz de mandioca. Além disso, diante da expectativa de novas altas e da busca de maior rentabilidade, muitos produtores reduziram as entregas.

Do lado da demanda, houve sinais de melhoras na procura por novos lotes. Nesse cenário, os preços da matéria-prima tiveram novo impulso. Para a fécula, a movimentação no mercado esteve maior ao longo da semana passada, com crescimento no volume de negócios e valorizações mais expressivas. Compradores, inclusive, já demonstraram interesse em garantir volumes para os próximos meses.

[Continua depois da Publicidade]

Quanto às farinhas, o mercado registrou forte aumento da procura, com compradores buscando maiores lotes do derivado. No entanto, diante da baixa oferta de matéria-prima e das incertezas quanto ao comportamento dos preços, algumas empresas limitaram as vendas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .