Receita apreende carga irregular de combustíveis em dois navios no Rio

A Operação Cadeia de Carbono resultou na apreensão de combustíveis irregulares avaliados em R$ 240 milhões, envolvendo cinco estados brasileiros.

Fonte: CenárioMT

Receita apreende carga irregular de combustíveis em dois navios no Rio
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Operação Cadeia de Carbono, deflagrada nesta sexta-feira (19), apreendeu em dois navios no Rio de Janeiro cargas irregulares de combustíveis e hidrocarbonetos, incluindo óleo condensado de petróleo, com valor estimado em R$ 240 milhões.

Segundo a Receita Federal, diligências fiscais foram realizadas de forma simultânea em 11 alvos distribuídos em Alagoas, Paraíba, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo.

[Continua depois da Publicidade]

O foco da operação é desarticular organizações criminosas que utilizam pequenas empresas como laranjas para ocultar os verdadeiros importadores e a origem dos recursos financeiros. Entre os crimes investigados estão lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.

“O setor de combustíveis foi escolhido por razões óbvias. Ele é o que mais está sendo usado para esse tipo de atividade. Você tem uma rede praticamente nacional, que dá suporte à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Além disso, a Receita Federal publicou uma nova instrução normativa para fechar uma brecha que dificultava a fiscalização das importações.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o ministro, a medida disciplinará o desembaraço antecipado, evitando que mercadorias sejam transferidas entre portos antes de conferência, garantindo maior controle sobre os produtos importados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.