O programa Sem Censura traz nesta quinta-feira uma edição especial para celebrar os 75 anos da televisão brasileira, comemorados em 18 de setembro.
O debate contará com a participação do jornalista André Basbaum, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); da colunista Anna Luiza Santiago, especialista em televisão; e de Gabriel Jacome, Head de Conteúdo da TV Globo.
A jornalista Katy Navarro conduzirá a conversa durante as férias da apresentadora titular Cissa Guimarães, com a colaboração do produtor e jornalista Muka.
O Sem Censura é um marco da televisão nacional. Criado por Fernando Barbosa Lima na TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1985, o programa completa quatro décadas no ar e foi palco de entrevistas históricas durante o processo de redemocratização do país.
O programa vai ao ar ao vivo de segunda a quinta, às 16h, com edições especiais às sextas-feiras. Ele pode ser acompanhado pelo app TV Brasil Play e no YouTube da emissora, além de estar disponível em formato de podcast no Spotify. Há também reprise às 23h30.
O público pode interagir com a atração pelas redes sociais e pelo WhatsApp, com perguntas sendo lidas e respondidas ao vivo pelos convidados.
Memórias e histórico do veículo
Os especialistas irão analisar a evolução da televisão no Brasil, destacando memórias afetivas, sucessos de novelas e programas de auditório, e a criação de grandes astros e estrelas. O debate também abordará o papel do jornalismo televisivo para integrar um país de dimensões continentais e a influência da TV na formação de hábitos de consumo.
Programas infantis icônicos, como Vila Sésamo, Bom Dia e Cia, Sítio do Picapau Amarelo e Xou da Xuxa, serão lembrados na conversa.
Desafios para o presente e o futuro
Os convidados discutirão a relevância da TV aberta frente à queda de audiência e à concorrência com outras plataformas, além de desafios de criatividade e produção em um contexto de conteúdos segmentados. Também serão abordadas inovações tecnológicas e a integração da TV com a internet, publicidade e jornalismo profissional.
André Basbaum destacará a importância da televisão pública e a possibilidade de reposicionar a TV Brasil com o advento da TV 3.0. Gabriel Jacome comentará sobre diversidade e representatividade na programação contemporânea.
Sobre o programa
Desde sua estreia em 1º de julho de 1985 na TVE/RJ, hoje TV Brasil, o Sem Censura já contou com apresentações de Tetê Muniz, Lúcia Leme e Leda Nagle. Com Cissa Guimarães à frente desde 2024, o programa mantém debates diários sobre temas de interesse da sociedade.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify


















