9 postos fiscalizados em Mato Grosso: 11 bombas reprovadas e uma apreendida por fraude

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso fiscalizou bombas em Cuiabá e Várzea Grande e apreendeu placa suspeita de fraude.

Fonte: CenárioMT

Ipem-MT descobre irregularidades em 11 bombas de combustíveis durante operação nacional
Foto: Assesoria/Ipem-MT

O Ipem-MT participou da Operação Especial Abastecimento Seguro, iniciativa do Inmetro realizada entre os dias 15 e 19 de setembro em todo o país. O objetivo foi combater irregularidades em bombas de combustíveis, garantindo proteção ao consumidor e concorrência justa.

Em Mato Grosso, nove postos em Cuiabá e Várzea Grande foram fiscalizados, totalizando 70 bombas. Dessas, 59 foram aprovadas e 11 reprovadas. Durante as inspeções, uma placa suspeita de fraude foi apreendida e será analisada no laboratório do Inmetro. Confirmada a adulteração, os responsáveis podem ser penalizados com multas de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão, conforme a Lei nº 9.933/1999.

[Continua depois da Publicidade]

A operação não se limitou às bombas de combustíveis líquidos, incluindo também dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e o ARLA 32, usado para reduzir emissões de poluentes em veículos a diesel.

A presidente do Ipem-MT, Tatiana Ribeiro Soares, reforçou a importância da fiscalização: “Nosso trabalho é garantir que o consumidor receba exatamente o que paga, protegendo seu bolso e fortalecendo a confiança no setor.”

[Continua depois da Publicidade]

A ação aconteceu simultaneamente em todos os estados, com suporte das superintendências regionais do Inmetro no Rio Grande do Sul e Goiás, além da colaboração dos 24 órgãos delegados. A presença de forças policiais garantiu a segurança das equipes e a apuração de possíveis crimes.

Consumidores que identificarem irregularidades podem registrar denúncias na Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818 ou no site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.