O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) registrou alta de 2,8% em agosto frente ao mês anterior, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O desempenho foi resultado do aumento em todos os grupos acompanhados: 1,5% no IPPA-Grãos, 1,3% no IPPA-Pecuária, expressivos 24,4% no IPPA-Hortifrutícolas e 4,9% no IPPA-Cana-Café.
No mesmo período, o Índice de Preços por Atacado de Produtos Industriais (IPA-OG-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou estabilidade (-0,1%), o que indica que, de julho para agosto, os preços agropecuários praticamente não se distanciaram dos industriais no contexto da economia nacional.
No cenário externo, os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais caíram 0,9%, resultado da desvalorização do dólar frente ao Real (-1,5%) combinada com a alta de 0,6% nos preços internacionais.
Na comparação entre janeiro e agosto de 2025 com igual período de 2024, o IPPA acumula alta de 15,2%, sustentada pelas variações positivas do IPPA-Grãos (6,6%), IPPA-Pecuária (24,5%) e IPPA-Cana-Café (25,2%). O grupo de hortifrutícolas, por outro lado, apresentou queda de 14,1% no período.
Ainda nessa base de comparação, o IPA-OG-DI avançou 4,5%, enquanto os preços internacionais dos alimentos em Reais subiram 9,3%. Esse movimento foi influenciado pela valorização de 9,4% do dólar, mesmo diante do leve recuo de 0,3% nos preços internacionais.
Os dados reforçam que, apesar das oscilações pontuais, a agropecuária segue desempenhando papel decisivo na dinâmica de preços no Brasil, com destaque para os efeitos da produção de grãos, pecuária e cana no comportamento do índice.