Velhice no Brasil é tema de palestra promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso

A palestra será transmitida das 09h às 11h (horário de Mato Grosso), pela plataforma Microsoft Teams e também pelo canal oficial do MPMT no YouTube.

Fonte: CENÁRIOMT

Velhice no Brasil e tema de palestra promovida pelo Ministerio Publico de Mato Grosso
Velhice no Brasil é tema de palestra promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso

Em celebração ao Dia do Idoso, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) realizará, no dia 1º de outubro de 2025, a palestra virtual “Uma história da velhice no Brasil”, com a renomada historiadora Mary Del Priore. O evento é uma parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional e com a Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico.

 

A palestra será transmitida das 09h às 11h (horário de Mato Grosso), pela plataforma Microsoft Teams e também pelo canal oficial do MPMT no YouTube. O objetivo é resgatar a trajetória histórica da velhice no Brasil e é evidenciar como diferentes épocas, contextos sociais e transformações culturais moldaram a forma de perceber e viver o envelhecimento.

 

“O envelhecimento é uma questão de cidadania. Precisamos garantir que os idosos tenham acesso pleno a seus direitos, e isso passa por reconhecer suas trajetórias, suas contribuições e os desafios que enfrentam. Essa palestra é um passo importante nesse processo de conscientização”, ressaltou o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira.

 

Para além da abordagem histórica, o evento se constitui em um espaço de sensibilização e diálogo, reafirmando o compromisso do MPMT com a defesa dos direitos fundamentais e com a construção de uma sociedade inclusiva e solidária. A participação garante 2 horas/aula de carga horária.

 

O evento é aberto ao público e voltado especialmente para membros(as), servidores(as), estagiários(as), residentes, colaboradores(as) do Ministério Público, estudantes e demais interessados na temática.