A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou um aumento significativo na ajuda financeira destinada a países em desenvolvimento para custear a participação na COP30, marcada para novembro, em Belém.
Segundo a presidência brasileira da conferência, o secretário-executivo do Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, informou que a taxa diária fornecida pela ONU será elevada de US$ 144 para US$ 197, beneficiando 144 nações em desenvolvimento.
O reajuste responde às críticas sobre os altos custos de hospedagem em Belém, que dificultavam a participação e poderiam comprometer a representatividade dos países. O aumento recebeu apoio do governo brasileiro.
Nesta quarta-feira (17), autoridades da Presidência da COP30, da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores e do governo do Pará se reuniram com representantes do UNFCCC para tratar de preparativos, incluindo questões de hospedagem.
Participação Confirmada
O Brasil informou que 79 países já garantiram hospedagem em Belém, enquanto 70 permanecem em negociação. Desde agosto, uma força-tarefa tem auxiliado delegações individualmente para resolver logística de hospedagem, transporte e demais serviços.
Levantamento local aponta que mais de 42 mil quartos estarão disponíveis na cidade durante a conferência, distribuídos entre hotéis, navios, imobiliárias e plataformas de hospedagem.
Além do aumento da taxa da ONU, o Brasil propôs que as Nações Unidas considerem um reforço emergencial para cobrir integralmente os custos das delegações.