Mato Grosso concluiu a colheita da segunda safra de milho 2024/25 com resultado histórico: 55,1 milhões de toneladas. O volume representa alta de 12,9% em relação ao ciclo 2023/24, segundo o 12º e último Levantamento da Safra de Grãos da Conab.
A área cultivada também se expandiu, chegando a 7,28 milhões de hectares, 3,3% acima da temporada anterior. Condições climáticas favoráveis, como a boa distribuição das chuvas, e o uso de tecnologias avançadas impulsionaram o desempenho.
De acordo com a Conab, o resultado é fruto da combinação entre fatores naturais e práticas modernas, como sementes de alta qualidade, manejo eficiente de fertilizantes e controle de pragas. Esse cenário levou ao recorde de produtividade e produção, fortalecendo o abastecimento nacional e internacional.
O milho mato-grossense corresponde a 49% da colheita de segunda safra no Brasil e cerca de 4% da oferta global, consolidando o país como o terceiro maior produtor mundial.
Para a Secretaria Adjunta de Agronegócios, o desempenho reflete a solidez da cadeia produtiva e garante ganhos de competitividade. Além de impulsionar exportações, o resultado reforça a posição do estado como motor econômico e importante player global no setor de grãos.