Resgate de cães e roedores em canil clandestino mobiliza autoridades em Cuiabá

Autoridades de [Mato Grosso](https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/) realizaram a intervenção em canil clandestino, resgatando dezenas de animais em condições críticas.

Fonte: CenárioMT

Resgate de cães e roedores em canil clandestino mobiliza autoridades em Cuiabá
Resgate de cães e roedores em canil clandestino mobiliza autoridades em Cuiabá - Foto: PJC

Na última terça-feira (16.9), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), junto à Secretaria de Bem Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá (MT), resgatou 70 cães e dezenas de roedores de um canil clandestino no Bairro Centro Sul. O local apresentava condições degradantes, com sujeira acumulada e falta de controle sobre os animais.

A proprietária, de 58 anos, informou que possuía apenas 10 cachorros, enquanto o restante pertencia ao filho, de 38 anos, que já havia sido preso em 2024 por situação semelhante envolvendo maus-tratos a animais. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizou a análise do local, confirmando a gravidade das condições.

A equipe da Secretaria de Bem Estar Animal conseguiu resgatar 59 cães, sendo que seis necessitavam de atendimento veterinário imediato. Os demais serão retirados posteriormente. Além dos cachorros, foram encontrados hamsters, gerbils, twistes e várias galinhas em condições de maus-tratos, com relatos de animais se alimentando uns dos outros devido à negligência.

Os cinco residentes da casa, incluindo a dona, seus três filhos e o genro, foram presos e conduzidos à Dema. Eles foram autuados em flagrante por maus-tratos a animais domésticos e silvestres, e por operar estabelecimentos potencialmente poluidores sem a devida licença.