As Unidades de Saúde da Família de Várzea Grande (USF) estão desenvolvendo uma série de atividades de conscientização ao longo deste mês em referência ao Setembro Amarelo, campanha mundial dedicada à prevenção ao suicídio.
As Unidades de Saúde do Município estão mobilizando palestras, rodas de conversa, caminhadas, atividades educativas e momentos de escuta ativa, levando informação e apoio direto à comunidade. O objetivo é orientar, alertar e fortalecer vínculos de cuidado para com a população.
Segundo a coordenadora do programa Saúde Mental da Atenção Primária a Saúde, Adriana Matos, o trabalho tem sido essencial para aproximar os serviços de saúde da comunidade.
“Queremos não apenas alertar, mas também acolher, oferecer momentos de escuta, diálogo e informação. É uma oportunidade de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental, que precisa ser tratada com a mesma atenção que a saúde física”, destacou.
Confira a programação das atividades nas unidades de saúde:
• 17/09 – 8h | USF Jardim Glória, Manaíra, São Mateus e Capão Grande
• 17/09 – 13h | USF do Água Limpa
• 18/09 – 7h30 | USF da Água Vermelha
• 18/09 – 13h | USF Unipark
• 19/09 – 8h | Roda de conversa na USF Vila Arthur
• 19/09 – 13h30 | USF da Manga
• 23/09 – 8h | USF do 24 de Dezembro e Cohab Cristo Rei
• 25/09 – 8h | Palestra com psicóloga André na USF Maringá
• 25/09 – 14h | USF Santo Isabel
• 26/09 – 7h30 | USF Ouro Verde
• 26/09 – 8h | USF Passagem da Conceição
• 26/09 – 8h | Palestra com a psicóloga Eunice na USF Cristo Rei
• 27/09 – 7h e 16h | USF Limpo Grande
• 30/09 – 14h | USF Cabo Michel
As ações reforçam que falar sobre saúde mental é fundamental para salvar vidas.