Secretaria da Mulher de Cuiabá recebe kits de enxoval confeccionados pelo Clube de Mães Sinhá Maria

O Clube de Mães Sinhá Maria realiza esse trabalho solidário há anos, produzindo enxovais para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade.

Fonte: CENÁRIOMT

Secretaria da Mulher de Cuiaba recebe kits de enxoval confeccionados pelo Clube de Maes Sinha Maria
Secretaria da Mulher de Cuiabá recebe kits de enxoval confeccionados pelo Clube de Mães Sinhá Maria

A Secretaria Municipal da Mulher recebeu de Cuiabá, nesta segunda-feira (15), 50 kits de roupinhas de bebê confeccionados pelas integrantes do Clube de Mães Sinhá Maria, que hoje reúne 80 mulheres cadastradas e dedicadas ao trabalho voluntário.

Cada kit contém peças essenciais para oferecer conforto e acolhimento aos recém-nascidos: 5 conjuntos tipo “mijão”, 5 pagãozinhos de manga curta, 5 de manga longa, 5 toucas, 5 pares de meias e uma coberta.

Segundo a secretária municipal da Mulher, coronel Hadassah Suzannah, a iniciativa integra a primeira etapa de um projeto em fase de construção pela pasta, a pedido do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, após um caso marcante em Cuiabá, quando uma jovem mãe morreu enquanto buscava roupinhas para sua bebê. Outros itens, como fraldas, serão acrescentados ao kit e oferecidos gratuitamente para as mães que buscam apoio.

“Nosso objetivo com a entrega desses kits é acolher as mamães que estão grávidas e que em breve terão seus filhos. Mais do que os itens básicos, queremos oferecer apoio psicológico e emocional em uma fase tão delicada da vida da mulher. A ação também busca aproximá-las da estrutura da Secretaria, para que conheçam nossos serviços de acolhimento, enfrentamento à violência, qualificação e oportunidades de trabalho”, destacou.

A secretária reforçou ainda que “o projeto nasceu do coração do prefeito e da primeira-dama e está sendo construído por várias mãos, com a união da comunidade e de parceiros. Estamos empenhadas em avançar nessa primeira fase, que une a entrega dos kits ao acolhimento dessas mulheres com outras iniciativas que já oferecemos. Mais do que roupas, estaremos oferecendo dignidade, segurança e esperança em um novo ciclo de vida”.

O Clube de Mães Sinhá Maria realiza esse trabalho solidário há anos, produzindo enxovais para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade. A matéria-prima é doada por parceiros como a empresa BLM e o Studio Decor, que destinam sobras de tecidos de alta qualidade — que seriam descartados — para se transformarem em roupas novas e cheias de significado.

A presidente do Clube de Mães Sinhá Maria, Janete Aparecida Sterza, é reconhecida pela seriedade do trabalho voluntário que realiza junto a costureiras solidárias, transformando materiais em peças delicadas e cheias de cuidado. Ela, assim como outras voluntárias, estava emocionada.

“São peças preciosas, com riqueza de detalhes e muito amor. Ou seja, o luxo tirado do que ia para o lixo”, destacou Janete.

A frase foi reforçada pelas demais representantes: Julia Antunes, da BLM, e Joanil Francisca das Neves, do Studio Decor.

O secretário Amarildo, da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias da Secretaria Municipal de Governo, também destacou: “A dedicação dessas mulheres em transformar materiais descartados em roupas de alta qualidade é louvável. Eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho delas e fiquei encantado. O benefício é recíproco, é prazeroso também para essas mães que atuam no ofício da costura”.

Além do apoio logístico que a Sarc presta sempre que possível, o órgão está empenhado em articular parceiros para melhorar a estrutura e ampliar o espaço do Clube de Mães Sinhá Maria. “Trata-se de um sonho, de todas nós e principalmente da dona Janete. Iremos produzir muito mais”, disse uma das voluntárias, Marli Mendes Silva Campos, moradora do bairro Três Poderes.