Uma denúncia de maus-tratos a um cachorro resultou na prisão de um idoso de 73 anos e na descoberta de crimes ambientais em Cuiabá. A ação foi deflagrada nesta segunda-feira (15), no bairro Altos da Serra, após uma denúncia recebida pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam).
Segundo as informações, o homem é suspeito de ter amputado as duas patas traseiras do animal, que já havia sido resgatado por uma vizinha e encaminhado com apoio de uma ONG a uma clínica veterinária. O laudo feito pela profissional que atendeu o caso aponta que os cortes foram retos, possivelmente provocados por facão, machado ou outro objeto cortante.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), onde permanece à disposição da Justiça.
Além da situação do cachorro, a equipe do Juvam encontrou no local um depósito irregular de resíduos sólidos. Constatou-se que o idoso operava uma reciclagem sem alvará e licença ambiental, além de acumular lixo na calçada. As práticas configuram crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), como funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem licença e poluição com risco à saúde humana e ao meio ambiente.
Como denunciar
O Juizado Volante Ambiental de Cuiabá atua em parceria com fiscais ambientais e a Polícia Militar Ambiental, atendendo denúncias de maus-tratos a animais, descarte irregular de resíduos, poluição sonora, terrenos baldios sem manutenção, obstrução de passeio público e outras infrações ambientais.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (65) 3648-6880 ou pelo e-mail juvam@tjmt.jus.br
, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. É possível encaminhar textos, áudios e vídeos que reforcem a reclamação.