Mato Grosso registrou 339 casos de suicídio em 2024, uma leve redução de 0,29% em comparação a 2023, quando foram contabilizadas 340 ocorrências. Os dados são do Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Apesar da queda no estado, a Região Centro-Oeste apresentou um crescimento de 10,19% no total de casos. O número de suicídios em Mato Grosso do Sul, por exemplo, teve uma alta proporcional de 67,84%, enquanto Goiás e o Distrito Federal também registraram aumentos. Em nível nacional, o Brasil teve uma pequena queda de 1,44% em 2024.
A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Jaqueline Pereira da Rocha, destaca que mesmo pequenas reduções nos números precisam ser interpretadas com cautela. “Cada vida perdida é irreparável. A ligeira queda no Mato Grosso não diminui a urgência de fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso aos serviços de saúde mental”, comenta.
Ela ressalta a importância da conscientização e de se falar sobre o sofrimento psíquico, garantindo que a população saiba que existem caminhos de acolhimento e cuidado.