O secretário de Administração de Praia Grande e ex-delegado geral de polícia de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi morto por volta das 18h em um bairro próximo à prefeitura e ao fórum do município, no litoral sul paulista.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi caracterizado como atentado. Fontes foi perseguido e teve o carro alvejado após capotar entre dois ônibus. Três homens armados com fuzis desceram de outro veículo, atiraram contra ele e fugiram em seguida.
As autoridades informaram que o veículo usado pelos criminosos já foi localizado. Equipes da Polícia Civil estão em diligência, utilizando ferramentas de inteligência para identificar e prender os responsáveis. Apesar de não confirmada oficialmente, houve mobilização da ROTA, tropa de elite da Polícia Militar, na região.
Dois homens que estavam no local ficaram feridos, receberam atendimento do Samu e foram encaminhados à UPA Quietude. Posteriormente, foram transferidos para o Hospital Municipal Irmã Dulce, sem risco de morte.
Ruy Ferraz Fontes teve carreira de mais de 40 anos na Polícia Civil, atuando em diversas divisões, como o DHPP, Denarc e Deic. Ele também dirigiu o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e foi delegado geral do estado até 2022. Em janeiro de 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, onde permanecia até então.