Secretaria de Educação de Mato Grosso intensifica preparação para o Saeb 2025 em Poconé

A Seduc-MT realiza encontros com escolas e seminários para ouvir gestores, professores e alunos, visando aprimorar o desempenho no Saeb 2025.

Fonte: CenárioMT

Secretaria de Educação de Mato Grosso intensifica preparação para o Saeb 2025 em Poconé
Foto: SEDUC

A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove, nesta segunda-feira (15.9), uma agenda em Poconé, a 100 km de Cuiabá, com foco na escuta ativa de gestores, professores e estudantes, além da mobilização para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A programação envolve visitas a escolas, seminários e diálogos com a comunidade escolar.

O primeiro compromisso ocorreu no Distrito de Cangas, na Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, onde técnicos da Seduc e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME) conversaram com a gestão escolar, coordenação pedagógica e alunos sobre os desafios do cotidiano escolar.

Pela manhã, o Seminário Alfabetiza MT foi realizado em Poconé, focado em fortalecer práticas de alfabetização, junto de uma discussão sobre o programa EducAção 10 Anos.

À tarde, a equipe da Seduc visitou as escolas estaduais Maria Helena de Araújo Bastos, Antônio João Ribeiro, Bacharel Ribeiro de Arruda, Frei Carlos Valette e Professor Eucaris Nunes Cunha Moraes, avaliando necessidades de infraestrutura, formação docente e apoio pedagógico de cada unidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou que a escuta ativa é fundamental para alinhar políticas públicas às reais necessidades da comunidade escolar. Ele afirmou que ouvir professores, coordenadores e estudantes permite transformar demandas em ações concretas, promovendo maior engajamento da rede.

Entre as demandas levantadas estão o reforço na formação continuada de professores, a ampliação de materiais pedagógicos para Língua Portuguesa e Matemática, e melhorias em laboratórios e espaços de convivência. Também foram sugeridos aprimoramentos nos mecanismos de acompanhamento das aprendizagens, especialmente para avaliações externas como o Saeb.

Os estudantes também tiveram papel central, compartilhando expectativas sobre projetos de protagonismo juvenil, como o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis e a 2ª Expo Estudantil – O futuro é agora, realizados em Cuiabá em agosto. Para Porto, o diálogo direto aumenta o engajamento e motiva os alunos a buscar melhores resultados.

O secretário destacou que essas iniciativas impactam diretamente o desempenho do estado no Saeb 2025. O Saeb não é apenas uma prova, mas uma ferramenta para avaliar avanços e orientar melhorias na educação de Mato Grosso.